Hoje celebra-se o Dia Mundial da Água

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Água

É assinalado esta quinta-feira, 22 de março, o DIA MUNDIAL DA ÁGUA.


Este Dia Mundial da Água ocorre numa altura em que estudos indicam que em 2025 metade da população mundial viverá em áreas de forte pressão hídrica, que 80% dos países assinalam falta de fundos para atingir os objetivos nacionais de água potável, mais de 840 milhões de pessoas em todo o mundo, ou uma em cada nove, não têm acesso a serviços de água potável e 2,3 mil milhões, ou uma em cada três, não têm acesso a casas de banho.


Na sede da Assembleia Geral das Nações Unidas, a data será assinalada com uma sessão em que será lançada a Década para a Ação - Água para o Desenvolvimento Sustentável 2018-2028.


Em Portugal, diversas entidades, como as associações ambientalistas, e o Governo vão também assinalar o Dia Mundial da Água.


O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, preside à sessão comemorativa, que se realiza, em Lisboa, na Academia das Águas Livres, e que conta com a presença da secretária de Estado adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, para apresentar algumas iniciativas no âmbito da água.


Será lançado o "Estudo Nacional sobre Atitudes e Comportamentos dos Portugueses face à Água", o novo Portal da Água e o Plano Nacional de Eficiência Hídrica na Administração Pública.