ENHIDRICA apresenta PMDFCI de Arraiolos

ENHIDRICA apresenta PMDFCI de Arraiolos

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Arraiolos reuniu-se no dia 11 de abril de 2017 para aprovação do Plano Operacional Municipal 2017 (POM 2017). A ENHIDRICA esteve presente e procedeu à apresentação do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) de Arraiolos para o quinquénio 2017-2022.


O PMDFCI é um documento fundamental para a adoção de medidas de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI) no concelho de Arraiolos para que a sensibilização, a prevenção, a vigilância, 1º intervenção e o combate, sejam objeto de medidas planeadas ao longo do período de vigência do plano, de forma integrada com todas as entidades intervenientes.


Além da apresentação do PMDFCI foram abordados os três pilares fundamentais do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios:

  • 1º Pilar - Prevenção Estrutural;
  • 2º Pilar - Prevenção Operacional;
  • 3º Pilar - Combate.


O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entidade responsável pelo 1º Pilar, na pessoa do Eng.º João Belchiorinho (Coordenador de Prevenção Estrutural do Distrito de Évora), apresentou o ponto de situação do planeamento da defesa da floresta contra incêndios a nível distrital.


O Comando Territorial de Évora - Secção SEPNA da GNR - procedeu a uma apresentação sobre do 2º Pilar Fundamental onde foram elencadas as ações de sensibilização desenvolvidas junto da população, os meios de vigilância e deteção utilizados e as ações de fiscalização desenvolvidas.


A apresentação da ANPC, na pessoa do Comandante Operacional Distrital de Évora - José Ribeiro (CODIS de Évora), referente ao 3º Pilar debruçou-se sobre o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) e sobre os dados estatísticos relativos aos incêndios florestais ocorridos no Distrito de Évora no ano de 2016.